
Inverno começa nesta sexta-feira com previsão de frio mais intenso no Paraná
O inverno começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20) e, no Paraná, a estação promete ser marcada por temperaturas mais baixas, menor volume de chuvas, geadas e nevoeiros, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
De acordo com o Simepar, o inverno de 2025 deve ser mais frio que o do ano passado, embora as temperaturas ainda fiquem acima da média histórica da estação.
“As temperaturas serão mais baixas do que no inverno de 2024, pois naquele ano houve bloqueios atmosféricos mais intensos, que mantiveram os termômetros elevados”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib.
As ondas de frio mais intensas são esperadas para o mês de julho, período em que massas de ar polar costumam avançar pela região Sul. Com isso, aumenta a chance de geadas em várias regiões do estado, principalmente no Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e no sul da Região Metropolitana de Curitiba. Já no Norte, o risco é menor.
Quanto às chuvas, a expectativa é de volumes dentro da média histórica da estação. Julho e agosto devem ser os meses mais secos, com aumento das precipitações previsto para setembro.
“A partir da segunda quinzena de setembro, as chuvas tendem a se intensificar, com a formação de áreas de instabilidade ligadas ao aquecimento da atmosfera entre o Centro-Oeste e o Paraguai”, completa Kneib.