
O mês de novembro de 2025 já marca um capítulo importante na climatologia da região. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Apucarana está entre os municípios que ultrapassaram a média histórica de chuvas ainda faltando uma semana para o fechamento do mês. O acumulado fez de 2025 o novembro mais chuvoso desde 2015.
Nas últimas horas, a atuação conjunta de diferentes sistemas atmosféricos trouxe forte instabilidade ao Paraná e ao Vale do Ivaí, especialmente no domingo (23), resultando em chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo. Já nesta segunda-feira (24), o tempo segue instável, mas a previsão aponta mudança a partir de terça-feira (25).
Recordes de Precipitação em Apucarana
Conforme o levantamento do Simepar, 32 estações meteorológicas do estado já alcançaram a média histórica de novembro. Apucarana aparece entre os destaques: a média climatológica do mês é de 160,6 mm, enquanto o volume acumulado até domingo chegou a expressivos 259,8 mm.
Somado a isso, o calor elevado contribuiu para a formação dos temporais. No domingo, as temperaturas na cidade ficaram entre 30°C e 31°C antes da virada brusca no tempo.