
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai promover investimentos de R$ 16,4 bilhões nas regiões Norte e Noroeste do Paraná. O leilão do Lote 4 está marcado para o dia 23 de outubro, na B3 – a Bolsa de Valores do Brasil.
Esta é a primeira reportagem de uma série da Agência Estadual de Notícias (AEN) sobre as principais obras do Lote 4, começando pelo trecho entre Maringá e Cornélio Procópio. As próximas matérias vão abordar as melhorias entre Maringá e Diamante do Norte, Maringá e Umuarama, e Umuarama e Guaíra.
O Lote 4 tem 627,52 quilômetros de extensão, com previsão de R$ 10,8 bilhões em obras (Capex) e R$ 5,6 bilhões em conservação e serviços (Opex). Estão previstos 231,96 km de duplicações, 87,11 km de faixas adicionais, 59,13 km de contornos, 39,59 km de vias marginais, 117 obras de arte especiais (viadutos e pontes), 39 passarelas para pedestres e 33,92 km de ciclovias, entre outras intervenções.
MARINGÁ
A principal obra será o novo Contorno Sul, que se estende a partir do trecho já executado pelo governo federal até a PR-897 (Contorno de Marialva), totalizando 19,3 km.
Serão construídos três viadutos do tipo Diamante (acesso em ambos os sentidos pela pista da direita) e, no entroncamento com a PR-897, um viaduto tipo Trombeta, com três ramos de acesso.
Também está previsto um viaduto tipo Diamante na PR-317, substituindo a atual rotatória com a Estrada Bravin.
MARIALVA
Serão implantadas faixas adicionais na PR-897, nos dois sentidos, entre o Contorno Sul de Maringá e o entroncamento com a BR-376 (11,4 km).
O município receberá ainda um viaduto tipo Parclo (retorno em desnível) no km 5 e uma passarela para pedestres no km 6.
Na BR-376, também em Marialva, estão previstos dois Parclos (km 196 e km 199) e 1,4 km de faixas adicionais antes do viaduto da Cocari.
MANDAGUARI
A PR-444 passará por adequação de duplicação em 38,78 km entre Mandaguari e Arapongas, com alargamento de pista e barreiras centrais tipo New Jersey.
Serão construídos três viadutos tipo Diamante (km 28, km 33 e km 37), uma ciclovia (km 35–36) e via marginal (km 37–38).
APUCARANA
No território de Apucarana, a PR-444 contará com um Parclo (km 21) e um viaduto tipo Diamante (km 23).