
Paraná tem alerta de geadas e temperaturas negativas até quinta-feira (31)
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) emitiu alerta de geadas para esta terça (29), quarta (30) e quinta-feira (31) em várias regiões do estado.
Segundo o órgão, uma intensa massa de ar polar vai derrubar as temperaturas nos últimos dias de julho. Nas regiões sul e dos Campos Gerais, os termômetros devem se aproximar de 0°C, com possibilidade de temperaturas negativas.
Em Palmas, por exemplo, a previsão aponta que quarta-feira (30) será o dia mais frio da semana, com mínimas expressivas.
O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, explicou que o resfriamento começa ainda na noite desta segunda-feira (28).
“A partir de terça-feira, as temperaturas caem bastante. Entre o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros devem registrar cerca de 5°C em algumas cidades, com chance de geada fraca”, destacou Braun.
Apesar do frio, o tempo deve permanecer estável, com predomínio de sol em todas as regiões — mas sem aumento significativo das temperaturas.
Na quarta (30), há risco de geada fraca até mesmo no Norte do estado, com mínimas entre 4°C e 7°C. No Sul, Centro-Sul, Sudoeste e Campos Gerais, a previsão aponta possibilidade de temperaturas negativas. Já na quinta (31), o risco de geada aumenta no Centro-Sul, Sudoeste e Campos Gerais, onde as mínimas devem ficar abaixo dos 5°C ao amanhecer.
Na tarde de quinta, os termômetros começam a subir, e o frio perde força na sexta-feira (1º).
“Na sexta, pode haver nevoeiros pela manhã, o que reduz a queda de temperatura. À tarde, os valores já devem passar dos 20°C em praticamente todas as regiões do Paraná”, concluiu Braun.