
Semana no Paraná terá variação climática, com sol, chuva e previsão de geadas no sul do estado
A semana entre os dias 14 e 18 de julho será marcada por grande variação nas condições do tempo no Paraná. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o clima será bastante instável, alternando entre dias de sol e outros com chuva, a depender da região.
Para o sul do estado, há previsão de geadas entre sexta-feira (18) e o final de semana. Em Palmas, por exemplo, os termômetros podem marcar mínima de 1ºC.
Ainda conforme o Simepar, a semana começa com tempo firme e temperaturas em queda gradual.
“Nesta segunda-feira, o sol volta a aparecer em grande parte do Paraná, especialmente à tarde. Pela manhã, as temperaturas seguem mais baixas, com sensação de frio nas regiões sul, Campos Gerais e na RMC (Região Metropolitana de Curitiba). Já no noroeste, o calor retorna com mais força durante a tarde”, explica o Simepar.
Na terça-feira (15), o cenário se repete: predomínio de sol, principalmente no período da tarde. O amanhecer deve ser gelado no sul e em parte do leste do estado, com mínimas abaixo dos 10 °C.
Mas entre quarta (16) e sexta-feira (18), o tempo muda. A formação de um ciclone no sul do país deve impulsionar a chegada de uma frente fria ao Paraná, prevista para quinta-feira (17).
“As primeiras regiões a sentirem os efeitos da mudança serão o oeste e o sudoeste, com possibilidade de chuva a partir da tarde. Já na sexta-feira, o avanço do ar frio atrás da frente fria fará as temperaturas despencarem novamente, principalmente nessas áreas e no sul do estado. Nessas regiões, há risco de geadas ao amanhecer, especialmente em pontos mais altos e com céu limpo”, destaca o órgão.
No final de semana, o tempo firme e seco deve continuar. As temperaturas seguem mais baixas nas madrugadas e no início da manhã, além do período noturno, especialmente no sul e em parte do leste do Paraná.
“Nessas áreas, o frio segue mais intenso, com condições favoráveis para geadas entre sábado e domingo. O céu limpo durante a noite favorece o resfriamento acentuado”, concluem os meteorologistas.