
Greve paralisa linhas de ônibus em Maringá e região nesta quinta-feira (10)
As linhas de transporte público de Maringá, no norte do Paraná, estão paralisadas desde a madrugada desta quinta-feira (10), em razão de uma greve deflagrada por trabalhadores do setor. A paralisação atinge todos os itinerários operados pelas empresas Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde.
A decisão pela greve foi tomada após votação com 317 votos favoráveis à paralisação e 102 contrários.
Até a última atualização desta matéria, os ônibus permaneciam fora de circulação. A TCCC opera 65 linhas dentro de Maringá, enquanto a Cidade Verde cobre 26 linhas que atendem também municípios vizinhos como Sarandi, Paiçandu, Floresta, Ivatuba, Doutor Camargo e Itambé.
Entre os reflexos da paralisação, está o cancelamento das refeições no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) nesta quinta-feira. A instituição informou pelas redes sociais que a suspensão ocorreu devido ao impacto da greve sobre boa parte dos servidores responsáveis pelo serviço.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Maringá (Sinttromar), a categoria reivindica, principalmente, a inclusão de um plano de saúde mais adequado às suas necessidades e a revisão das escalas de trabalho, que atualmente são consideradas exaustivas.
Posicionamento da prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Maringá informou que uma nova audiência de mediação acontece nesta quinta-feira no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Também será formado um grupo de trabalho com representantes da concessionária, do sindicato e da própria prefeitura para avaliar as reivindicações dos trabalhadores.