
Após geadas intensas e recorde de frio em 2025, Paraná terá virada no tempo, diz Simepar
Depois de registrar geadas fortes e bater o recorde de frio do ano, o Paraná deve enfrentar uma mudança significativa no clima nos próximos dias, conforme a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
Nesta quarta-feira (25), os termômetros chegaram aos impressionantes -7,8 °C em General Carneiro, no sul do estado — a temperatura mais baixa do ano até agora. Já nesta quinta-feira (26), a mínima na região não deve cair abaixo de 6 °C.
A principal mudança, porém, será no céu: há previsão de chuvas para todo o estado, que devem persistir em algumas áreas até, pelo menos, domingo (29). Veja a previsão do tempo por cidade mais abaixo.
“A partir de quinta-feira, as temperaturas começam a subir no interior do estado, enquanto a chuva se espalha por todo o Paraná, com possibilidade de temporais localizados. O tempo segue instável, com precipitações ao longo do dia, especialmente entre o oeste e o centro do estado”, informa o Simepar.
Com o retorno da instabilidade atmosférica, não há condições favoráveis para a formação de novas geadas no estado, segundo o órgão.
Para sexta-feira (27), a previsão continua sendo de chuva. No sábado (28) e no domingo (29), as pancadas podem vir acompanhadas de temporais localizados, em razão da chegada de um novo sistema frontal.
Já na segunda-feira (30), o tempo deve voltar a ficar mais firme, com queda acentuada nas temperaturas. A expectativa é de forte resfriamento, principalmente na metade sul do estado, onde os termômetros podem se aproximar dos 0 °C, com possibilidade de geada, alertam os meteorologistas.