
Paraná pode registrar geadas e temperaturas de até -5 ºC nesta semana
A maior parte do Paraná deve registrar geadas nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25), conforme a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Segundo o órgão, o fenômeno será mais intenso em municípios das regiões central e sul do estado, onde os termômetros podem chegar a até -5 ºC em áreas isoladas. Nessas localidades, há possibilidade de um tipo de geada mais severa, causada por ventos frios e secos, que afetam diretamente a vegetação mesmo sem a formação visível de cristais de gelo.
“A expectativa para cidades como Guarapuava, Pinhão, General Carneiro e Palmas é de temperaturas em torno de -3 ºC, podendo alcançar até -5 ºC, de forma localizada”, afirma o meteorologista Leonardo Furlan.
Outros municípios da região também devem registrar temperaturas negativas. Em Coronel Domingos Soares, Inácio Martins e Bituruna, por exemplo, a mínima prevista para terça-feira é de -2 ºC.
A menor temperatura do ano, até o momento, foi registrada em General Carneiro, com -3,4 ºC no dia 12 de junho.
De acordo com o Simepar, o avanço de uma massa de ar polar sobre o território paranaense favorece o predomínio de céu limpo e a redução dos ventos, condições ideais para a formação de geadas em grande parte do estado.
Previsão detalhada:
Quarta-feira (25): A massa de ar polar se intensifica, atuando também em partes do Sudeste e Centro-Oeste do país. No Paraná, o cenário segue favorável à ocorrência de geadas generalizadas, com intensidade variando entre fraca e forte.
Terça-feira (24): Forte possibilidade de geada nas regiões oeste e sudoeste do estado durante a manhã. À noite, o fenômeno pode voltar a ser registrado em diversas áreas do Paraná. Em algumas localidades do centro-sul, há chance de ocorrência de uma forma mais intensa do fenômeno, provocada por ventos gelados e baixa umidade, que pode danificar plantações mesmo sem formação de gelo aparente.