
Paraná entra em alerta para queda brusca de temperaturas e risco de geada, diz Simepar
O Paraná está sob alerta de queda acentuada de temperaturas em várias cidades. O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) prevê a possibilidade de geada nos próximos dias, enquanto o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de “declínio de temperatura” válido para todas as regiões do estado nesta quarta-feira (28).
O aviso indica que os termômetros podem despencar mais de 5 °C, com validade até as 10h de quinta-feira (29).

Antes da chegada da frente fria, estão previstas pancadas de chuva e temporais localizados. Em Cascavel, por exemplo, a previsão é de um acumulado de 43 mm de chuva nesta quarta.
A Defesa Civil Estadual também emitiu alerta para ventos fortes, que podem atingir entre 60 e 70 km/h em todo o território paranaense.
A partir de sexta-feira (30), com a entrada de uma massa de ar polar, o Simepar alerta para a possibilidade de geada em cidades como Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel.
“Existe um risco alto para geadas, principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. Nas regiões Noroeste e Norte, o risco é moderado. Já na metade sul do estado, as geadas podem ser de forte intensidade”, explicou Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.