/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/P/l/Ec68auSRisO1Rzi2adXQ/httpsportalnorte.com.brwp-adminpost.phppost-292629-action-edit-2025-05-09t192133.863.jpg)
Motorista sobrevive após carreta com 39 toneladas de fertilizante cair no Rio Paraná; IAT monitora possíveis impactos ambientais
Um motorista escapou sem ferimentos depois que a carreta que dirigia caiu no Rio Paraná, na altura do Porto São José, em São Pedro do Paraná, no noroeste do estado. O veículo transportava 39 toneladas de fertilizante. O Instituto Água e Terra (IAT) está avaliando se houve risco ambiental.
O acidente aconteceu na sexta-feira (9) e foi registrado por câmeras de segurança.
Segundo relato à RPC, o motorista havia saído do Porto de Paranaguá com destino ao Mato Grosso do Sul. No entanto, ao trafegar pela BR-376, ele se confundiu em um acesso à cidade de Nova Londrina e acabou seguindo na direção errada, indo parar no Porto São José.
Ao chegar a uma avenida em declive, ele tentou parar a carreta para pedir informações sobre o caminho correto, mas o sistema de freios falhou. Para evitar uma colisão com as casas próximas, o motorista decidiu jogar o veículo no rio.
A carreta afundou a cerca de oito metros de profundidade, mas o condutor conseguiu sair a tempo e não sofreu nenhum ferimento.
De acordo com o IAT, a carga de fertilizante não vazou no rio e, por isso, não há risco para banhistas na região. Por medida de segurança, a rampa de acesso ao rio foi interditada para veículos e embarcações. O fiscal do IAT, Delcides Gonçalves, informou que o monitoramento da qualidade da água segue em andamento.
Fonte: RPC