Com mais 1164 empresas atendidas, o Instituto Senai de Inovação (ISI) e Instituto Senai de Tecnologia (IST) tem o objetivo de apresentar o projeto para as indústrias de Apucarana. “Por isso, procuramos a Acia para começarmos este trabalho, que atende os mais diversos segmentos industriais. Como, por exemplo, ações para meio ambiente e químico, metal mecânico, construção civil, vestuário, dentre outras”, embaixador de Relações Institucionais do Senai Tecnologia e Inovação (STI), Marcus von Borstel.
Com este trabalho a ideia é fomentar a indústria apucaranense. “Podemos fazer isso de três maneiras. A primeira com consultorias para melhorar processos, eficiência energética, etc, através da Jornada da Produtividade, que atende todo setor industrial, do pequeno ao grande. A segunda com ensaios em nossos laboratórios dentro dos mais de 10 institutos espalhados pelo estado. E, por último, pelo PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), onde podemos ter acesso a recursos a projetos Finep e Embrapii, Fomento Paraná, BRDE e leis de incentivo”, ressalta Marcus.
O presidente da Acia, Wanderlei Faganello, diz que este é um passo importante para nossa indústria. “Apucarana uma forte indústria do vestuário, mas o Conecta e o Sebrae realizaram um mapeamento do Ecossistema de Inovação, e nele foram identificadas novas áreas com potencial de crescimento”, diz Faganello.