
O apucaranense Giovane Vieira de Paula, de 26 anos, o “Pantera Negra”, participou nessa quarta-feira à tarde (24/04) da sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba. Ele foi um dos homenageados pelas conquistas alcançadas em sua carreira pelo paradesporto do Estado.
Durante o evento foram homenageados, 89 atletas e treinadores do paradesporto estadual, que representam o Paraná em diversas modalidades em importantes competições como os Jogos Paralímpicos, em Tóquio, o Parapan, em Santiago, no Chile e as próximas Olimpíadas de Paris no segundo semestre de 2024.
Giovane, atua na paracanoagem há dez anos, discursou em nome de todos os homenageados e, atualmente, vem treinando em Curitiba, visando o Mundial que ocorrerá de 8 a 12 de maio em Szeged, na Hungria. “Estou muito feliz por receber essa homenagem, que valoriza o paratleta do Paraná, que possui grandes talentos e tem muitos campeões. Agora vou em busca de mais um desafio que é lutar pela vaga dos Jogos Paralímpicos de Paris. Agradeço ao apoio do prefeito Junior da Femac, a minha mãe por sempre me incentivar e a todos aqueles que torcem por mim”, disse Giovane.
O paratleta de Apucarana tentará pela segunda vez se classificar para uma Paralímpiada, pois na temporada 2021, em Tóquio no Japão, o jovem competidor paranaense conquistou a medalha de prata na prova VL3 de 200m na canoa.